Anos 60

Relatório sobre a exposição do Documentário "A Emboscada"


Introdução 

O relatório apresentado, no âmbito da exposição do documentário “A Emboscada” à turma 12º F da Escola Secundaria Professor Herculano Carvalho (e da analise do seu posterior inquérito), permite que cada um dos elementos do grupo tome consciência do processo de execução do projecto, e da sua respectiva participação, bem como pretende ajudar a reflectir sobre as dificuldades que a exposição do documentário colocou de modo favorecer a sua superação. Pretende, ainda, avaliar a exposição apresentada pelos “Cotas” e o modo como cada elemento do grupo participou na elaboração e amostra da mesma.



Actividade Desenvolvida 
A exposição do documentário sobre a guerra colonial portuguesa, sobretudo em duas frentes de operações militares em África (Guiné-Bissau e Angola) e assente no ano de 1969, denominada de “Emboscada”, foi apresentada no dia 2 de Março de 2011 na Escola Secundaria Professor Herculano de Carvalho pelo grupo “Os Cotas”.

Este documentário, retirado do site da estação televisiva SIC, baseia-se na história de um ataque a uma patrulha portuguesa na Guiné no ano de 1969.

No total das três frentes de combate (Moçambique, Angola e Guiné-Bissau) contabilizaram-se mais de 8 mil mortos mas muitos mais ficaram com marcas físicas e psicológicas. Assim este documentário esta fortemente elucidado por imagens inéditas e verdadeiramente chocantes, devido a uma realidade terrivelmente assustadora que foi a guerra do Ultramar. Neste intuito decidimos efectuar esta exposição com o objectivo de aprofundar a ideia existente, por parte dos assistentes, sobre esta guerra, de modo a obterem uma opinião mais fundamentada e realista sobre a mesma.

A exposição, que teve a duração de cerca de 50 minutos, pode ser considerada através da sua divisão, por ordem, em três fases:

1. Uma breve apresentação em PowerPoint baseada no inicio da Guerra Colonial portuguesa, na década de 60, especificamente em três áreas de combate (Angola, Moçambique e Guiné-Bissau), bem como no seu impacto a nível económico, social e cultural;

2. A apresentação do documentário, propriamente dito, denominado de “A Emboscada”, tendo já sido referido o seu teor;

3. A aplicação de inquéritos a turma 12º F assentes no visionamento do documentário/reportagem.


Metodologia Utilizada 
Para a pesquisa das tarefas desenvolvidas, utilizamos as T.IC (tecnologias da Informação e da Comunicação), nomeadamente, recorremos a sites na Internet como o sitio da estação televisiva SIC, que detém e de onde e oriundo o documentário “A Emboscada” *. Assim, para melhor integrar, na Exposição do trabalho realizado, a melhor e mais completa informação possível sobre a actividade, procuramos através dos referidos motores de busca (televisão, internet) onde se basearam os nossos métodos.



Resultados e Dificuldades sentidas
Durante a longa preparação da actividade/exposição a turma 12ºF, o grupo achou necessário intervir e modificar a maneira como nos organizávamos e trabalhávamos em grupo e individualmente, procurando alcançar a forma mais apropriada ao projecto em curso e futura apresentação com sucesso.

Por um lado, quando iniciámos este período preocupamo-nos mais com a vertente formal do projecto, muito por influência do período passado, baseado na planificação de actividades a desenvolver. Contudo, fruto da demorada análise e reflexão de grupo, dispusemos de mais importância e dedicamos mais tempo aos aspectos práticos tal como a exposição apresentada, o que não foi fácil no inicio e ate durante a fase de pesquisa para o êxito da sua exibição, devido a certas complicações como a falta de computadores e de ligação a Internet em certas aulas de Área de Projecto.



Conclusão
Em conclusão, apesar das dificuldades sentidas ao longo do tempo, o projecto de exposição do Documentário “A Emboscada” a turma 12ºF não demonstrou atrasos nem irregularidades, alcançando os objectivos a que o grupo “os Cotas” se propôs com esta apresentação.

O seu êxito foi demonstrado através da participação positiva de todos os assistentes no inquérito assente no visionamento do respectivo documentário, posteriormente examinado.


Anexos

Bibliografia