Anos 60

Exposição "A Voz das Vítimas" - Aljube

No dia 5 de Maio, o nosso grupo organizou uma visita de estudo da turma 12ºF da Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho, ao antigo estabelecimento prisional do Aljube.
A sua construção remonta ao séc. VIII, em que no ínicio terá sido utilizado como instalação prisional, desde a ocupação muçulmana de Lisboa.
A palavra Aljube, de origem árabe significa poço, sendo igualmente utilizada para designar prisão, uma prisão obscura e profunda.
Na época do Estado-novo, em que a década de 60 se inclui, esta antiga prisão era, então, usada para receber presos políticos da época, até ao ano do seu encerramento em 1965.
Por este motivo, realizámos esta visita de estudo guiada à exposição "A Voz das Vítimas", por um ex-preso político, Alfredo Caldeira, com o objectivo de aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre as torturas realizadas aos presos políticos e sobre a própria prisão e a sua estrutura.
Concluimos que a visita de estudo foi importante, na medida em que todos os que a presenciaram tiveram uma impressão positiva ao demonstrarem interesse por esta actividade organizada pelo grupo "Os Cotas" que esperemos que tenha despertado consciências.

Para ver as fotografias sobre a visita de estudo, CLIQUE AQUI